Saúde
Diabetes dobra chance de desenvolver catarata
Compartilhe:
O risco de catarata associado ao diabetes é maior nas idades mais jovens. Os doentes com edema macular diabético apresentam um risco maior de catarata, bem como doentes com diabetes de longa duração
Pessoas com diabetes são duas vezes mais propensas a desenvolver catarata do que a população em geral e o risco relativo é maior entre aqueles com idade entre 45-54 anos, de acordo com um novo estudo publicado na revista Eye.
Pesquisadores analisaram registros médicos de 56.510 pacientes com diabetes, no Reino Unido, com 40 anos ou mais e descobriram que a catarata foi diagnosticada em uma taxa global de 20,4% por 1.000 pessoas. Isso se compara a uma taxa na população geral de 10,8% por 1.000.
Diabéticos com idade entre 45-54 anos foram consideravelmente mais propensos do que os não-portadores da doença a desenvolver catarata. Os pacientes diabéticos com idade entre 45-49 anos tiveram uma probabilidade 4,6 vezes maior, e os diabéticos com idade entre 50-54 anos apresentavam 5,7 vezes mais risco do que os saudáveis.
O estudo utilizou dados do DataLink Research Clinical Practice, que abrange uma amostra de cerca de 7% da população do Reino Unido e é representativo do grupo demográfico geral no que diz respeito à idade, sexo e distribuição geográfica.
A catarata é uma das principais causas da perda global da visão. Em um estudo anterior do Vision Loss Expert Group, foi revelado que a condição representava uma perda significativa de visão ou cegueira em 65 milhões de pessoas em todo o mundo.
“O estudo mostrou que o diabetes está associado a uma taxa de detecção de catarata aproximadamente duas vezes maior. O risco de catarata associado ao diabetes é maior nas idades mais jovens. Os doentes com edema macular diabético apresentam um risco maior de catarata, bem como doentes com diabetes de longa duração”, afirma o oftalmologista Virgílio Centurion, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.
Este é o segundo relatório sobre a incidência de catarata nos pacientes diabéticos do Reino Unido desde a década de 1980 e enfatiza ainda mais a importância do programa NHS Diabetic Eye Screening na identificação precoce e no tratamento da doença ocular diabética para prevenir a perda da visão.